logo

Category : estrutura metálica

22 nov 2017

Estrutura Metálica na Construção – vantagens da construção em aço

Uma das características que podemos ressaltar nos  projetos do escritório  Flavia Medina Arquitetura é o uso da estrutura metálica. A escolha se deve, além da notável qualidade estética, a possibilidade de ousar estruturalmente, com vãos maiores, fugindo dos padrões estabelecidos da arquitetura tradicional brasileira.

O uso da estrutura metálica na construção civil tem se mostrado cada vez mais eficiente. Os projetos que se utilizam desse material vem aumentando vertiginosamente no Brasil e mostrando que as possibilidades construtivas são infinitas. A seguir, fizemos uma lista de vantagens do uso desse material na construção.

1.Obra mais rápida:

a estrutura em aço tem sua fabricação em série, assim está sempre disponível.

2.Obra limpa:

Por ser um material pré fabricado, todo seu processo de fabricação é feito no interior da fábrica, gerando menos resíduos no canteiro de obra.

3.Facilidade de montagem:

As peças são recebidas na obra com as medidas exatas, como descrita no projeto e já preparadas para serem soldadas ou parafusadas.

4.Vence facilmente grandes vãos:

A estrutura em aço é muito utilizada também na construção de alto padrão justamente por possibilitar grandes aberturas sem a interferência de pilares, criando uma arquitetura mais arrojada e com maior impacto estético.

5.Possibilita arquitetura arrojadas:

A limpeza estrutural e a possibilidade de vencer grandes vãos dá ao arquiteto uma grande liberdade para projetar.

6.Orçamento sem surpresas:

Por ser fabricação industrial, o orçamento é feito exatamente sobre a quantidade que foi calculada no projeto, sem surpresas, apenas aquilo que foi pré-dimensionado.

7.Resistência à corrosão:

O material ainda se mostra resistente a corrosão, diferente que alguns materiais metálicos pode apresentar em condições de intempéries extremas, como a maresia, podendo ser utilizado sem receio em áreas litorâneas.

8.Sustentabilidade:

O aço é 100% tilizável. Se for necessário a demolição total ou parcial da obra, todo a material pode ser reaproveitado. Além disso, a estrutura metálica é menos agressiva ao meio ambiente pois diminui o consumo de madeira durante a obra.

9.Projeto preciso:

A precisão durante a obra é muito maior do que uma obra de estrutura convencional. As medidas das peças são exatas, medidas em milímetros, sem riscos de incompatibilidade, facilitando do o processo de edificação, pois a estrutura estará sempre aprumada e nivelada.

10.Compatibilidade com outros materiais:

A estrutura em aço facilita muito o uso de outros materiais, como por exemplo o vidro e o steel frame. O vidro pode se empregado largamente na construção pois a estrutura não deposita nenhum esforço no material, garantindo um acabamento limpo e preciso. Também é compatível com o steel frame, que possui dilatação semelhante ao aço além do processo de montagem ser similar, facilitando a execução durante a obra.

10 maio 2017

Alphaville Genesis II | Projeto de Arquitetura | Casa em Estrutura Metálica

Finalizamos este novo Projeto de Arquitetura, localizado no Residencial Genesis II em Alphaville (Santana de Parnaíba). O projeto arquitetônico distribui-se em 3 pavimentos, aproveitando o desnível do lote. No pavimento inferior, locamos a garagem e a oficina. No térreo, todos os ambientes sociais, um quarto de hóspedes e, como os proprietários não queriam uma piscina, fizemos um spa sobre a laje da oficina, com borda infinita, e a vista para o lago que fica no fundo do lote.

No pavimento superior, 3 suítes, todas com closet e vista para a mata.

Neste projeto de Arquitetura em Alphaville Genesis II, priorizamos o uso da estrutura metálica visando criar grandes vãos livres, agilizar o tempo de execução da obra e manter a obra com menos desperdício de material. A estética da estrutura metálica também foi aproveitada na fachada moderna da residência através de dois pergolados, que fazem a transição entre os espaços externos e internos, tanto na entrada da casa como na área do Spa.

Em breve imagens da obra e o vídeo sobre o projeto, aguardem!

06 abr 2017

Revestimentos Casa Primavera

Hoje estive na obra da Casa Primavera para definirmos os ajustes finais dos revestimentos do projeto de arquitetura de interiores desta casa em Louveira.

Como a Casa está com a maior parte dos revestimentos em tons de cinza, preto  e madeira, resolvemos colocar um toque de cor para trazer vida a decoração.

Também escolhemos um revestimento de tijolinho inglês aparente para complementar as paredes com pé-direito duplo da sala de jantar e sala de tv.

Como opção de revestimento colorido, escolhemos dois, ambos da Calu Fontes (decortiles):

5094988bf90784027e271b942798e16e

Calu Six, para  a Fachada

14550072_1839068476379587_1326313981500981248_n
CALUMEXICO

Calu México para a Cozinha

eliane-patchwork-portugues-br-45x90cm

Revestimento em Patchwork para o banheiro externo

dna-60x120cm-01 (1)

O piso da sala será o porcelanato de grande formato em tom de cimento, decortiles, 60×1,20

ecoresort-canela-ac-30x120cm-01

Combinado com porcelanato com textura de madeira

tijolo ingles

Eu adoro tijolinho inglês, traz um ar de rusticidade, aconchego e modernidade ao mesmo tempo! Escolhemos o tijolinho da Olaria do Tuca, em Cabreúva.

b813e314-52d5-4ca4-82ef-5bc81eed6e12

Minha cliente querida montou seu próprio mood board 🙂 , achei que ficou lindo.

936f8373-8007-4ca0-b7eb-ef59aa82a546

Os tons que usaremos na decoração serão tons quentes como amarelo, laranja e magenta, contrastando com o azul turquesa, cor que pintaremos a escada metálica.

Perspectiva da Sala de Jantar e Cozinha da Casa Primavera
Perspectiva Sala de Estar Casa Primavera
Perspectiva Sala de Estar Casa Primavera

Estou super ansiosa para ver tudo pronto!
 

%d blogueiros gostam disto: