logo

Category : Alphaville

10 maio 2017

Alphaville Genesis II | Projeto de Arquitetura | Casa em Estrutura Metálica

Este slideshow necessita de JavaScript.

Finalizamos este novo Projeto de Arquitetura, localizado no Residencial Genesis II em Alphaville (Santana de Parnaíba). O projeto arquitetônico distribui-se em 3 pavimentos, aproveitando o desnível do lote. No pavimento inferior, locamos a garagem e a oficina. No térreo, todos os ambientes sociais, um quarto de hóspedes e, como os proprietários não queriam uma piscina, fizemos um spa sobre a laje da oficina, com borda infinita, e a vista para o lago que fica no fundo do lote.

No pavimento superior, 3 suítes, todas com closet e vista para a mata.

Neste projeto de Arquitetura em Alphaville Genesis II, priorizamos o uso da estrutura metálica visando criar grandes vãos livres, agilizar o tempo de execução da obra e manter a obra com menos desperdício de material. A estética da estrutura metálica também foi aproveitada na fachada moderna da residência através de dois pergolados, que fazem a transição entre os espaços externos e internos, tanto na entrada da casa como na área do Spa.

Em breve imagens da obra e o vídeo sobre o projeto, aguardem!

10 mar 2017
Arquitetura em Alphaville - projeto casas - flavia medina arquiteta arquitetos

Projeto de Arquitetura no Alphaville Burlemarx – fachada minimalista

Arquitetura em Alphaville – Residencial Burle Marx

Neste projeto de Arquitetura em Alphaville, Residencial Burle Marx, o desejo dos proprietários era uma casa compacta, cuja volumetria ficasse o mais próximo possível de um cubo. A busca pelo minimalismo partiu da planta baixa; através da integração de 3 quadrados representando área social, circulação e área de serviços, chegamos a volumetria final, com pouquíssimas paredes no pavimento térreo.
No pavimento superior, uma suíte e dois dormitórios, sendo que um deles será utilizado como escritório.

A casa compacta apresenta uma fachada austera e sem muitas aberturas na frente, porém , abre-se para os fundos, através de um pano de vidro no ambiente da sala de jantar com pé-direito duplo, trazendo luminosidade e integração com a área externa. A suíte master, um dos espaços mais importantes, ficou voltada para  a frente do lote, com vista panorâmica para o Residencial Alphaville Burle Marx.

A escolha pelo sistema construtivo “light steel frame” para o projeto de arquitetura em alphaville burle marx se deu principalmente por conta da extrema rapidez com que a construção vai ficar pronta: enquanto uma construção tradicional leva entre 8 e 15 meses para ficar pronta, com o Steel frame este prazo se reduz para 90 dias. Em compensação, o sistema não comporta alterações de projeto durante a obra. Portanto, todos os projetos devem ser detalhados e muito bem pensados antes do começo da execução, passando pelos projetos complementares de estrutura, elétrica, hidráulica e também projetos de arquitetura de interiores, paginação de pisos e revestimentos e luminotécnica. Além disso, é necessário o detalhamento estrutural por uma empresa especializada nesse tipo de estrutura. Poucas empresas ainda trabalham com o sistema, principalmente pelo receio do brasileiro em optar por um sistema construtivo não tradicional; porém, trata-se de um sistema vantajoso, rápido, eficiente, que traz uma obra limpa e evita desperdício de recursos.

 

Flavia Medina é Arquiteta e Urbanista formada pela USP em 2005. Veja mais na nossa página  arquitetura e sobre.

 

Este projeto de arquitetura em  Alphaville Residencial Burle Marx foi resumido em 190m2. Compacto, simples, funcional.