logo

Category : Ideias

07 mar 2017

Projeto de Arquitetura Residencial: Casa Fazenda Serra Azul

12 out 2015

CASA COR Campinas 2013

Este ano, temos o orgulho de participar de um dos maiores eventos na área de arquitetura e decoração do Brasil, a CASA COR na cidade de Campinas. A mostra acontece do dia 18 de setembro ao dia 3 de novembro, no antigo Palácio do Bispo, no bairro Nova Campinas, Av. Dr. José Ferreira de Camargo, 844.

Em conjunto com a designer Gabriela Jimenez, a arquiteta Flavia Medina projetou dois espaços:

– Sala íntima:

  • O ambiente foi pensado para ser o espaço de relaxamento de um casal que gosta das coisas boas da vida, muito luxuoso. Tons de dourado e preto, para que o ambiente ficasse intimista. Colocamos dois lustres maravilhosos que são lançamento da Mantra, em contraste com o teto escuro, e iluminação focada nas obras de arte através de um trilho. Pensamos em ações simples como pintura, papel de parede e cortinas para dar destaque ao local, evitando intervenções que fossem mais trabalhosas ou demoradas como forro de gesso. Escolhemos as obras pelo contraste das cores com o ambiente e pelo movimento que trazem ao espaço. As obras trazem sofisticação e encanto ao ambiente, e buscávamos sempre o que encanta ao olhar, pensando em um ambiente para um casal que chega do trabalho e pode contemplar as suas conquistas, tomar um champagne (montamos um bar sobre o aparador no fundo do ambiente).

– Varanda do Casal:

  • A varanda foi concebida pensando em um ambiente de spa e descanso para mente e corpo. Colocamos uma banheira free standing ao fundo (modelo atrium, da pretty jet), com um jardim vertical, pensando na integração com a natureza. A noite, a iluminação indireta conduz a um estado de aconchego e relaxamento, ideal para aliviarmos o stress e as preocupações. A madeira presente no deck e em dois painéis ao fundo junto com o jardim vertical também aquece e traz aconchego, além de ser uma solução prática, pois tanto os decks quanto os painéis são modulares.

 

Fotos: Christian Meyn

Relação de fornecedores:

ECOVILLE DESIGN

R.23 de Maio nº53 Vianelo Jundiaí/SP

contato@ecovilledesign.com.br

11 4805-6558 Pâmela ou Juscelino

 

CASA MALGGA DECOR BUREAU

Rua Antonio Lapa – 1346. Cambuí Campinas – SP

19 2512-0054

www.casamalgga.com.br

assessoria@casamalgga.com.br

 

LOJAS DECOLAR

Av Itália 338 – Centro Itupeva, SP CEP: 13295-000 11

4496-5240 Gustavo ou Vanessa

 

ÚNICA MÓVEIS

Av. Dr.Moraes Sales, 1611 Campinas/SP

19 3251-8662 – Lu

 

MAC MÓVEIS DIFERENCIADOS CAMPINAS

Av. Eng. Carlos Stevenson, 473

Nova Campinas – Campinas – SP

19 3294-9444 – Magali

 

ECOFIREPLACES LAREIRAS ECOLÓGICAS

Rua Francisco Leitão, 277, Pinheiros, São Paulo

11 3885.4282

 

ASSOALHOS MONET

Av. Prof. Manoel José Chaves, 200

(Pça. Panamericana) Pinheiros São Paulo – SP

11 3021 6224 – Anderson

 

18 ago 2014

Arquiteta Flavia Medina | Arquitetura, Interiores & Paisagismo

Flavia Medina é arquiteta e urbanista formada pela Universidade de São Paulo em 2005 e há 8 anos comanda o escritório Flavia Medina Arquitetura, Interiores e Paisagismo. Atua com projetos de arquitetura e interiores em Jundiaí, São Paulo, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Vinhedo, Valinhos e Região de Campinas.

Flavia Medina é arquiteta e urbanista formada pela Universidade de São Paulo em 2005 e há 10 anos comanda o escritório Flavia Medina Arquitetura, Interiores e Paisagismo. Atua com projetos de arquitetura e interiores em Jundiaí, São Paulo, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Vinhedo, Valinhos e Região de Campinas.

Quem é Flavia Medina?

Flavia Medina é Arquiteta e Urbanista, tendo cursado FAU-USP entre os anos de 1999 e 2005.  Desde que se conhece por gente Flavia costumas ter idéias e opiniões que ora causam espanto, ora riso, ora choro, mas não importa. O que importa é ter idéias, é somar, multiplicar, fazer a diferença; é apresentar-se frente ao mundo sem medo dos próprios pensamentos e das mudanças na vida das pessoas que estes implicam. É trazer às pessoas a idéia de que podemos melhorar, sempre; é mostrar novos caminhos. De tudo que é intenso, emociona, apaixona. Desenhos, rabiscos, idéias. Aparte a técnica, o conceito sobressai.

Surpreender, renovar, interagir, solucionar. Ações que representam o universo criativo de Flavia Medina.

Prestação de Serviços em Arquitetura, Interiores, Paisagismo e Design.

Participou em 2008 da Mostra Jovens Profissionais no Shopping Lar Center, evento destinado a decoradores, arquitetos e designers de interiores. Seu trabalho de arquitetura pode ser visto nos projetos em diversos condomínios da região de Jundiaí, Itatiba, Louveira, VInhedo, Campinas, Valinhos e Itupeva. Seu escritório de arquitetura abrange desde projetos residenciais até projetos de arquitetura de interiores, arquitetura de imóveis comerciais, interiores de clínicas, consultórios, paisagismo de varandas e pequenos espaços, bem como aprovação na prefeitura e nos demais órgãos legais. Sempre trabalha a partir de modelos 3d e maquetes eletrônicas para o melhor entendimento da proposta.

Em 2011 participou da mostra Itu Casa Decor, na cidade de Itu/SP, onde foi convidada a projetar 2 ambientes, escada e lounge da saída.

Em 2013 participou da mostra Casa Cor Campinas com o ambiente “Sala íntima e varanda”.

Importante salientar que o processo de trabalho sempre envolve conversas francas com o cliente, afim de identificar seus sonhos, gostos, enfim entender e traduzir para a forma as expectativas do cliente. São elaborados primeiramente estudos, para posteriormente visualizarmos os ambientes nas maquetes eletrônicas e perspectivas, seguindo-se então o projeto executivo. .

.

.

 

SERVIÇOS PRESTADOS PELO ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA:

ARQUITETURA

  • Projeto Arquitetônico;

  • Projeto Executivo;
  • Detalhamento – definição de pontos de elétrica e hidráulica, detalhamento dos projetos de elétrica e hidráulica;
  • Projeto de telhado;
  • Projeto Legal – Aprovação em Prefeitura, condomínios, loteamentos e demais órgãos necessários;
  • Detalhamento – Paginação de pisos;
  • Maquete eletrônica – vistas externas e internas;
  • Acompanhamento de obras;
  • Administração de obras.

PAISAGISMO:

  • Planta baixa com lay-out (distribuição da vegetação e elementos arquitetônicos);
  • Paginação de piso e definição da iluminação externa;
  • Tabela das Espécies Vegetais escolhidas;
  • Projeto executivo final composto de planta baixa, planta de espécies vegetais, planta de pisos, detalhamento de eventuais elementos arquitetônicos (pérgolas, fontes, etc)
  • Maquete eletrônica e perspectivas do projeto.
  • Acompanhamento de obras;
  • Administração de obras.

ARQUITETURA DE INTERIORES

  • Definição do lay-out (distribuição dos móveis) em planta;
  • Paginação de piso;
  • Estudo de cores;
  • Definição de revestimentos e materiais;
  • Luminotécnica (detalhamento da iluminação, forros, sancas, gesso);
  • Detalhamento de área molhadas (cozinha, área de serviço);
  • Apresentação de plantas, vistas, perspectivas para a clara compreensão do projeto;
  • Apresentação de maquetes eletrônicas de cada ambiente;
  • Acompanhamento para compra de móveis;
  • Acompanhamento para compra de objetos de arte;
  • Acompanhamento para compra de demais acessórios (tapetes, cortinas, etc.)
  • Acompanhamento de obras;
  • Administração de obras.

METODOLOGIA DE TRABALHO:

– Estudo Preliminar – Anteprojeto – Projeto de Prefeitura – Projeto Executivo

Estudo preliminar compreende a primeira idéia, o partido do projeto. Nele são definidas a volumetria, a implantação da construção, assim como todo o programa de necessidades (o que é necessário na sua casa) da construção. A partir desse estudo preliminar é desenvolvido um modelo volumétrico (maquete eletrônica) que nos dá uma visão melhor do projeto. O Anteprojeto é uma extensão do Estudo Preliminar – Trata-se de uma visão precisa, com todas as medidas, altura da edificação, telhado, porém sem o nível de detalhamento de um projeto executivo. Definição de materiais que serão utilizados, vãos (largura e altura) de esquadrias (janelas, portas, panos de vidro). Desenho de Cortes, Fachadas. O Projeto de Prefeitura é a documentação legal do projeto para ser aprovado na prefeitura. Cada prefeitura tem suas exigências  (desde o desenho até recuos, etc) que devem constar nesse projeto, assim como o restante da documentação (memorial descritivo, requerimentos, etc). O Projeto Executivo compreende todos os desenhos necessários à construção da obra. Assim, são feitos projetos específicos para cada setor (hidráulico, elétrico, telhado), detalhados os cortes e fachadas com os respectivos materiais que serão utilizados. É um desenho técnico com todas as medidas detalhadas para a execução da obra.

O tempo de desenvolvimento de cada etapa varia muito de acordo com o cliente, já que as primeiras fases (estudo preliminar e anteprojeto) exigem a aprovação total da pessoa para qual é desenvolvido o projeto.

28 jun 2013

Casa Claudia – Projeto para decoração de Sala de Estar

Neste mês de junho, um dos nossos projetos foi destacado no site da Revista Casa Claudia ! Confira a reportagem no link

11 salas de estar decoradas por membros da Comunidade Casa Claudia

Inicialmente, retiramos um lavabo que havia dentro da sala, aumentanto o espaço disponível para a sala de tv e criando um ambiente agradável. Painéis em dry-wall complementaram o ambiente, atrás dos sofás. O segundo ambiente, a sala de lareira, teve seus revestimentos trocados e também teve a colocação de um painel em dry-wall.
Tons neutros no mobiliário possibilitam a inserção de cores em objetos e complementos, renovando o visual com facilidade.

Casa Claudia - Decoração de Sala de Estar

Casa Claudia – Decoração de Sala de Estar

15 ago 2012

Qual o trabalho do Arquiteto ?

A seguir uma explicação sobre a profissão do arquiteto, retirado do site do IAB (institudo de arquitetos do Brasil) de São Paulo.

O QUE FAZ UM ARQUITETO (Fonte: IAB SP)

A formação do arquiteto possibilita atuação em várias áreas.

Essa habilitação é expressa pela Lei Federal 5194/1966 e pela resolução 218/1973 que determinam as atribuições do arquiteto e urbanista, com as especificações de serviços que podem executar cabendo ao arquiteto as seguintes atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores; planejamento físico, local, urbano e territorial, e serviços afins e correlatos:

– Supervisão, coordenação e orientação técnica.

– Estudo, planejamento, projeto e especificação.

– Assistência, assessoria e consultoria.

– Direção de obra e serviço técnico. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.

– Desempenho de cargo e função técnica.

– Ensino, pesquisa, analise, experimentação, ensaio e divulgação técnica e extensão.

– Elaboração de orçamento.

– Padronização, mensuração e controle de qualidade.

– Execução de obra e serviço técnico.

– Fiscalização de obra e serviço técnico.

– Produção técnica e especializada.

– Condução de equipe de instalação, montagem, operação,reparo ou manutenção.

– Execução de instalação, montagem e reparo.

– Operação e manutenção de equipamento e instalação.

– Execução de desenho técnico.

O trabalho do arquiteto pode se iniciar já na escolha do terreno para a implantação do projeto, com parecer sobre localização, legislações edílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos, entre outras, que possibilitem analises preliminares de viabilidade do projeto.

A seguir, existe uma etapa de montagem e aferição de programa preliminar a ser desenvolvido, juntamente com o cliente, e o estudo da legislação incidente no terreno e na edificação.

Com esses dados e a definição do terreno inicia-se a fase do projeto, com as seguintes etapas:

Estudo Preliminar
Estudo do problema para determinação da viabilidade de um programa e do partido a ser adotado.

Anteprojeto ou Projeto Pré Executivo
Solução Geral do problema com a definição do partido adotado, da concepção estrutural e das instalações em geral possibilitando clara compreensão da obra a ser executada.

Projeto Legal
Desenhos e textos exigidos por leis, decretos, portarias ou normas e relativos aos diversos órgãos públicos ou concessionárias, os quais o projeto legal deve ser submetido para análise e aprovação.

Projeto Básico (opcional)
Solução intermediário do Projeto Executivo Final, que contém representação e informações técnicas da edificação que possibilitem uma avaliação de custo, já compatibilizadas com os projetos das demais atividades projetuais complementares.

Projeto Executivo Final
Solução definitiva do Anteprojeto, representada em plantas, cortes, elevações especificações e memoriais de todos os pormenores de que se constitui a obra a ser executada: determinação da distribuição dos elementos do sistema estrutural e dos pontos de distribuição das redes hidráulicas, sanitárias, telefônicas, ar condicionado, elevadores e de informática.

Coordenação
A coordenação e orientação geral dos cálculos complementares ao projeto arquitetônico tais como: calculo de estrutura, das instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, das instalações elétricas, telefônicas e de informática, caberão sempre ao arquiteto o qual, a seu critério, poderá indicar profissionais legalmente habilitados para sua execução.

Paralelo a todas essas fases, poderá também ser desenvolvido o projeto paisagístico.

O arquiteto também pode acompanhar a execução da obra através de várias maneiras: desde simplesmente como fiscalizador da execução, até ser responsável por todas etapas da execução, desde a compra do material, até a finalização da obra.

17 fev 2012
Projetos de Casas - Casa Ibi Aram - Itupeva - SP

Serviços e projetos oferecidos pelo escritório:

Nossa relação de serviços e projetos abrange as seguintes áreas:

Projeto de arquitetura - Fachada Moderna

 

  1. Projetos Residenciais;
  2. Projetos de Edifícios;
  3. Projetos para Hotelaria;
  4. Projetos para Restaurantes;
  5. Projetos para Lojas;
  6. Aprovação de projetos;
  7. Projeto Legal – Aprovação em Prefeitura, condomínios, loteamentos e demais órgãos necessários;
  1. Layout e distribuição do mobiliário;
  2. Paginação de pisos e revestimentos;
  3. Estudo de cores para os ambientes;
  4. Luminotécnica – Projeto de iluminação e forros de gesso;
  5. Especificação de louças e metais;
  6. Detalhamento de bancadas e áreas molhadas;
  7. Projeto de marcenaria;
  8. Consultoria.
  1. Planta baixa com layout e distribuição da vegetação;projetos de paisagismo
  2. Tabela com as espécies vegetais escolhidas;
  3. Detalhamento dos elementos arquitetônicos (pérgolas, fontes, etc);
  4. Luminotécnica para a área externa e fachada.
  • Projetos Complementares de Estrutura:

  1. Projetos de estruturas em concreto armado;
  2. Detalhamento de seções;
  3. Projetos de muros de arrimo;
  4. Projetos de fundações;
  • Obras

  1. Administração de obras;administração de obras e acompanhamento, projetos
  2. Acompanhamento de obras;
  3. Cronograma físico financeiro complementar a financiamentos;

  • Serviços extras:

  1. Laudo técnico de edificações;
  2. Regularização de construções;
  3. Projeto Legal – Aprovação em Prefeitura, condomínios, loteamentos e demais órgãos necessários;

 

Se o serviço que você precisa não encontra-se listado acima, entre em contato conosco. Podemos fazer uma avaliação sem compromisso.

 

18 ago 2011

Flavia Medina responde às dúvidas dos leitores na revista Casa Cláudia

Em outubro e novembro de 2011, Flavia Medina estará respondendo às dúvidas dos leitores em arquitetura e decoração no site da revista Casa Claudia.

Acesse a sessão de perguntas e respostas da Comunidade!

http://casaclaudia.abril.com.br/page/pergunte-ao-profissional-flavia-medina-respondera-as-duvidas-no-m