Projeto de arquitetura em Linhas Curvas – Projeto de residência Ibi Aram – Itupeva
Na arquitetura residencial, as linhas curvas estão ganhando cada vez mais preferência na hora de construir. Ao contrário das linhas retas que estão em evidência há algum tempo e conferem às fachadas estabilidade e masculinidade, as linhas curvas estão começando a se destacar na arquitetura residencial e garantem feminilidade e movimento.
As linhas curvas, também conhecidas como formas orgânicas, são inspiradas em tudo que há uma sensação de movimento: na natureza, nas curvas do corpo da mulher, nuvens, ou montanhas.
Neste projeto em Ibi Aram – visível na Galeria de Fotos – realizado pela arquiteta Flavia Medina foi trabalhado uma fachada em linhas retas e curvas, valorizando a volumetria por meio de uma cor uniforme, tendo marcado alguns pórticos com revestimento em pedra são tomé. O projeto de arquitetura foi desenvolvido a partir dos desejos da proprietária, que era uma casa ampla com 300 m2, quatro suítes, sendo uma suíte master com closet, no pavimento superior; ambientes integrados, sala de estar com pé-direito duplo, escritório com acesso próximo ao estar e que pudesse ser revertido para um quarto de hóspedes. Um detalhe interessante foi para a área de lazer: a piscina deveria estar integrada também com a sauna.
Atualmente, um luxo para a casa é a criação de uma piscina com sauna integrada. Explicando melhor, é basicamente uma piscina com uma entrada para sauna, onde parte da sauna é construída sobre um pedaço da piscina. Assim, da piscina é possível entrar na sauna e vice-versa.
Para este projeto foi utilizada a opção de saunas integrada panorâmica, onde sua principal característica consiste é uma parede de vidro que liga a sauna à piscina, desse modo os banhistas possuem uma visão privilegiada da área de lazer, além de evitar a sensação de confinamento.
A sala com pé-direito duplo volta-se para os fundos do terreno de esquina, tendo vista total da área de lazer e do paisagismo. Uma ponte de madeira integra a área gourmet com o deck da piscina. No pavimento superior, a suíte abre-se para um terraço, também com vista para a piscina.
Curvas e Luminosidade
Um dos pontos chave para a criação deste projeto de arquitetura foi o trabalho com as curvas em conjunto com a necessidade de uma casa bem iluminada e arejada. As esquadrias verticais colaboram para a elegância nesta fachada.
Paisagismo
O projeto de paisagismo segue as mesmas diretrizes do projeto de arquitetura da residência: linhas curvas, mas limpas; utilizamos troncos de eucalipto tratado para criar um movimento no muro de divisa do lote, permitindo que de certa forma, da piscina seja possível ter contato com a área fora da casa, mas não de uma maneira devassada. As espécies escolhidas para a vegetação foram : pândano, strelitzias, agapantos, fênix. Um espelho d’água complementa a fachada, contornando a janela do escritório. Para a área de acesso a garagem, foi utilizado piso português.