logo

Casa Cubo em Alphaville Burle Marx

Em meio a uma das regiões mais nobres de São Paulo, no Alphaville Burle Marx, onde se concentram grandes obras de arquitetos e paisagistas renomados, está presente a famosa Casa Cubo, casa esta de muitos comentários e visualizações em nosso site. Projetada pela arquiteta Flavia Medina, a casa é criativa e fora do comum, são 190 m² de área construída de muita inovação e personalidade.

O Projeto

“A casa apresenta uma fachada minimalista e concisa, de acordo com o desejo dos proprietários o desejo dos proprietários que era uma casa compacta, cuja volumetria ficasse o mais próximo possível de um cubo” diz a arquiteta da obra Flavia Medina. A busca pelo minimalismo partiu da planta baixa; através da integração de 3 quadrados representando área social, circulação e área de serviços, chegamos a volumetria final, com pouquíssimas paredes no pavimento térreo.

Projeto: Casa Cubo – Arquiteta Flavia Medina

A volumetria emerge de um grande cubo de concreto, que é desconstruído para comportar o programa de uma casa. O volume está cercado pela mata nativa de 1.300.00m² do Alphaville Burle Marx, cenário inspirador para os moradores.

O terreno pequeno para o programa e para as demandas de uma família impulsionou a construção do cubo. As áreas íntimas, de serviço e social espalham-se em dois andares do cubo quase perfeito, cuja volumetria retilínea e precisa é uma réplica da forma regular do terreno.

Estrutura da Casa Cubo

A casa compacta apresenta uma fachada austera e sem muitas aberturas na frente, porém, abre-se para os fundos, através de um pano de vidro no ambiente da sala de jantar com pé-direito duplo, incorporado nas paredes e tem a importante função de manter o conforto térmico no interior, trazendo luminosidade e integração com a área externa. Nas aberturas dos quartos, os vidros deslizantes controlam a ventilação natural.

 

Na fachada da casa um lindo jardim de entrada a compõe. Resguardando o setor íntimo, no pavimento superior, uma suíte e dois dormitórios, sendo que um deles será utilizado como escritório. A suíte master, um dos espaços mais importantes, ficou voltada para frente do lote, com vista panorâmica para o Residencial Alphaville Burle Marx, e uma área de estar com pé direito duplo integrada ao jantar e cozinha, ampliando os espaços.

 

 

Sistema Construtivo Light Steel Frame

A escolha pelo sistema construtivo “light steel frame” para o projeto de arquitetura Alphaville Burle Marx se deu principalmente por conta da extrema rapidez com que a construção ficaria pronta. Enquanto uma construção tradicional leva cerca de 8 a 15 meses para ficar pronta, com o Steel frame este prazo se reduz para 90 dias.

Em compensação, o sistema não comporta alterações de projeto durante a obra. Portanto, todos os projetos devem ser detalhados e muito bem pensados antes do começo da execução, passando pelos projetos complementares de estrutura, elétrica, hidráulica e também projetos de arquitetura de interiores, paginação de pisos e revestimentos e luminotécnica. Além disso, é necessário o detalhamento estrutural por uma empresa especializada nesse tipo de estrutura. Poucas empresas ainda trabalham com o sistema, principalmente pelo receio do brasileiro em optar por um sistema construtivo não tradicional; porém, trata-se de um sistema vantajoso, rápido, eficiente, que traz uma obra limpa e evita desperdício de recursos.

 

 

Ano do projeto: 2012
Conclusão da Obra: 2013
Local: Alphaville Burle Marx, Santana de Parnaíba
Área construída: 190m²
Categoria: Residencial

 

Flavia Medina
Tel: 11. 4116-7330
Cel: 11. 96669-2749
Email: arquiteta@flaviamedina.com.br

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: